terça-feira, 23 de novembro de 2010

BV 21/11. Longboard4ever completo e ondas perfeitas

Neste último domingo tivemos a felicidade de fazer um bate volta com a presença de todos da Longboard4ever. Graças a presença do Eduardo que conseguir escapar do TCC e trabalho para fazer uma queda em Riviera de São Lourenço junto com o Sidney e eu.

Foi um domingão de meio metro lisinho, sem vento, com boa formação e água quente do jeito que qualquer longboarder gosta (achei uma comunidade no Orkut com o nome Meio metro? Diversão garantida! rs). Depois de um inverno pesado com água congelante, foi muito bom cair só de bermuda e lycra. Logo pela manhã, manhã mesmo entre 7h e 8h rolavam umas ondas que quando chegavam no inside ficavam em pé pra você correr a parede e fazer a cabeça. A galera da pranchinha também estava curtindo a formação e mandando um aéreos irados.

Infelizmente a máquina do Sidney ficou sem bateria e ficamos com poucas fotos. Mas foi um do melhores bate-voltas que fizemos, todos pegando muitas ondas e principalmente pela conversas dentro e fora d'água que completam a viagem. É isto ai!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Itacaré - BA. Curtimos este paraíso do surf por 10 dias.

Nossos parceiros da Longboard4ever foram pra Itacaré na Bahia (60 km a norte de Ilhéus), e preparam algumas matérias, a primeira delas fala da Praia da Engenhoca, o melhor onda para surfar de longboard da região. Veja matéria completa abaixo.

Praia da Engenhoca, Itacaré-BA.

Esta praia realmente vai deixar saudades, provavelmente surfei as melhores ondas da minha vida neste pico. Uma onda longa, costante, forte e gorda. Perfeita para o pranchão.



Para chegar até a praia, que fica cerca de 10 km do centro da cidade, você precisa pegar um ônibus na rodoviária (R$ 5,30 ida e volta e sai de hora em hora a partir das 5h40) este ônibus te deixa no começo da trilha para praia. Se tiver de carro fica mais fácil chegar até a trilha. Eu experimentei as duas maneiras, a desvantagem do ônibus é que você tem que ficar na estrada esperando ele passar para voltar pra cidade, mas é tranquilo também.

Depois disto você pega um trilha que é fácil, mas é muito grande, com o tempo você se acostuma. Este caminho você passa pela Praia do Havaizinho, uma das mais bonitas q
ue vi na cidade, também rola boas ondas nesta praia, mas por ser menor, todo mundo prefere ir para Engenhoca por ser uma onda longa. Durante os 10 dias não vi ninguém surfar no Havaizinho. Depois de passar por esta praia tem muito caminho pela frente, cercado de belas paisagens que te animam a continuar, quando você está quase desistindo você vê entre as árvores a Praia da Engenhoca e suas ondas perfeitas entrando super alinhadas, e corre para terminar a trilha.


A praia não é muito grande e não tem estrutura, apenas uma barraca de água de coco e tapíoca, já estou com saudades do rango na barraca do Manoel. A praia é protegida do vendo pelo morro que fica do lado esquerda dela, neste canto também existe um canal que te leva direto para o outsite sem precisar furar a rebentação. A onda como já citei, é bem longa e gorda, e quebra em dois principais pontos, do lado esquerdo perto das rochas quebra uma esquerda longa e forte que cruza a praia toda, e mais para o meio da pria quebra uma onda que abre para os dois lados, mas a direita é mais longa e mais forte. Você pode escolher, treinar só esquerda e ficar no canto das pedras, e quando quiser pegar direitas é só deixar o canal te levar até o pico e correr as paredes de direita até a areia. Nestes dois pontos você pode surfar uma onda longa conectar com inside e parar quase na areia.

A onda.

Apesar de ser uma onda mais gorda, ela tem pontos em que a parede fica em pé e você precisa acelar seu pranchão para passar esta seção, é muito bom porque você pode soltar a rabeta e treinar umas batidas. Surfei nesta praia sete dias e em todos a formoção estava de boa a excelente, nos primeiros dias o tamanho estava com 1m e meio e foi diminuindo até meio metro, mas sempre com ondas abrindo, inclusive você podia curtir a espuma até a areia se quisesse. Depois erar pegar o canal e voltar para o outside.

O crownd.


Nesta época do ano (primavera), não rola crownd na Praia da Engenhoca, peguei um feriado onde a cidade ficou lotada, mas o número de surfistas no outside era no máximo de 25 pessoas, durante os dias fora do feriado ficava em torno de 10 pessoas. Quando eu chegava 8h da manhã surfava um bom tempo sozinho. Acredito que no verão com a alta temporada deve ficar bem cheio.


Outra coisa muito legal que tem na Praia da Engenhoca é um rio onde você pode lavar sua prancha, roupas e tomar um banho de água doce, antes de encarar a trilha de volta.

Mais sobre Itacaré.

Preparamos outras matérias para publicar aqui, acompanhe o blog para saber sobre as outras praias de Itacaré, a estrutura da cidade e como preparar sua prancha pra despachar no avião. Aloha.

Veja fotos da viagem no Flickr. Clique aqui.